O motor, em processo de recondicionamento, é desmontado e após lavagem de todas as partes, passar por uma minuciosa avaliação e testes em equipamentos de medição.


De toda a energia gerada pela explosão apensa 30% é convertida em energia mecânica e a grande parte dessa energia é dissipada na forma de calor, gerando o aquecimento do motor. Outra parte da energia é utilizada no sistema de refrigeração da água do radiador. A energia mecânica gerada pelo motor é reaproveitada pelo alternador que é convertida em energia elétrica, suficiente para dar continuidade ao ciclo de combustão e para funcionamento de toda a parte elétrica do veículo.


Dentro do motor existe um mecanismo chamado cilindro, dentro dele estão posicionados vela, bico injetor de combustível e pistão.
A vela é responsável por gerar faiscas dentro do cilindro e dar ignição no combustível liberado pelo bico injetor. Esse processo gera uma explosão dentro do cilindro, com energia suficiente para colocar o pistão em movimento. O pistão, por sua vez, provoca através de um sistema de engrenagens a rotação do eixo do motor.

Direitos reservados I OficinaTHK